atingidoporraio

Esta figura é conhecida como “figura de Lichtenberg” que é a figura que o físico alemão Georg Christoph Lichtenberg  descobriu e estudou e que primeiro descreveu, tendo visto um padrão semelhante ao experimentar com a eletricidade estática. Estes padrões samambaia de folhas avermelhadas são uma reação da pele a um relâmpago.

Eles tendem a ocorrer nos braços, costas, pescoço, peito, ombros de vítimas de queda de raio. O rapaz desta foto, Winston Kemp, ganhou essa arte corporal complexa durante uma tempestade de primavera, quando ele saiu para salvar suas abóboras.

Kemp diz que não doeu quando isso aconteceu, mas algumas horas depois, seu braço começou a ficar dolorido. Grandes bolhas começaram a se formar em sua pele no dia seguinte.

Normalmente, as marcas vermelhas desaparecem poucas horas depois do relâmpago, embora as de Kemp tenham durado mais tempo do que isso.

“As marcas de plumagem são formados pela transmissão de eletricidade estática ao longo dos vasos sanguíneos superficiais que nutrem a pele,” diz o Dr. Mathew Avram , diretor do Centro de Dermatologia e Laser Cosméticos no Massachusetts General Hospital , em Boston.

O que você tende a ver é uma queimadura superficial para a parte superior da pele, diz ele. Se a pessoa estiver usando um cinto de fivela ou a pele estiver suando muito durante a tempestade de relâmpagos, os padrões de samambaia – folhas podem ser mais profundos.

Fonte: NBC News