No mercado automobilístico de carros elétricos, a eficiência econômica é o principal objetivo, uma vez que o desperdício de energia pode representar a perda de quilômetros rodados. Sendo assim, algumas alternativas bastante modernas e avançadas podem fazer com que estes veículo elétricos tragam ainda mais benefícios, como por exemplo a frenagem regenerativa, que age no momento em que o carro é freado. Este sistema transforma a energia cinética do veículo em energia elétrica que pode ser reaproveitada.

A Goodyear, fabricante de pneus internacionalmente conhecida, foi ainda mais ousada e lançou uma nova ideia, os pneus regenerativos, que utilizam vibração e calor para recarregarem a bateria do carro. O conceito BHO3 foi lançado em Genebra no Salão do Automóvel, o vídeo abaixo explica melhor sobre o funcionamento do pneu.

Funcionamento: Uma camada de material piezoelétrico situada abaixo da borracha do pneu gera eletricidade no momento em que recebe força mecânica. Seja em movimento ou parado, há um material termoelétrico que absorve o excesso de calor nos pneus, convertendo em energia elétrica para o carro.

O calor ocorre no atrito do pneu com a estrada, bem como da luz solar que atinge o pneu, da vibração e dos buracos existentes no asfalto. Segundo a Goodyear “os materiais utilizados iriam otimizar a capacidade de geração de eletricidade do pneu, bem como a sua resistência ao rolamento”.

Ainda não há informações sobre a capacidade de energia que os pneus podem gerar, e nem quando começarão a ser fabricados em massa, porém, é um grande incentivo para o mercado de carros elétricos.

Goodyear-BH03

Fonte: Gizmodo.