passarinhoss

Muitos de nós já ficamos curiosos sobre esse fato intrigante, pois, por qual motivo os pássaros podem pousar sobre os fios elétricos sem levar choque e nós não?

A resposta está na distância entre os dedos das patas dos pássaros. Esta distância não é suficiente para que exista uma diferença de potencial, sendo assim eles não são eletrocutados.

E como ocorre com os seres humanos?

Se você resolver agarrar (com as duas mãos) um fio elétrico sem estar devidamente isolado, provavelmente será eletrocutado, pois a distância entre as suas mãos é suficiente para que se possa gerar uma diferença de potencial (DDP).

Mas o que é a Diferença de potencial?

Ela é a razão entre a energia potencial por unidade de carga. A unidade é o volt, letra V, em homenagem ao físico italiano Alexandre Volta.

A corrente elétrica só provoca um choque quando a mesma entra por um lugar e sai por outro, gerando assim uma diferença de potencial entre os pontos por onde ela entrou e saiu. A distância que existe entre as patas dos pássaros, não dá possibilidade para que isso aconteça. No entanto, se ele por algum motivo se desequilibrar e encostar-se a qualquer outro objeto, ou até mesmo em outro fio, o mesmo será eletrocutado.

Fonte: Mundo Educação