O uso energia solar além de contribuir para a preservação do meio ambiente e dos recursos renováveis, também garante uma boa economia financeira no fim do mês. Mas é de extrema importância calcular o potencial de captação de cada casa para a geração de energia. Porém, esse calculo não é tão fácil de ser feito. Foi para ajudar nessa etapa que a ferramento pelo Google pareceu.

No dia 17 desse mês a empresa lançou o seu mais recente empreendimento no mundo das fontes renováveis. É uma ferramenta online que ajuda proprietários a calcular o potencial de captação de energia solar dos seus telhados e decidir se vale a pena instalar um sistema fotovoltaico em casa.

O projeto que recebeu o nome de Project Sunroof é considerado uma espécie de “mapa do tesouro da energia solar” e surgiu após a empresa identificar que um número crescente de pessoas recorriam à Internet para obter informações sobre potenciais economias que poderiam fazer ao optar por essa fonte renovável.

De acordo com o post feito no blog Google Green, a iniciativa está sendo testada na área da Baía de São Francisco, na Califórnia, e em Boston. Porém, eles afirmam que ela mas poderá ser estendida para todos os 50 estados americanos e, mais tarde, para outros países.

Funcionamento

vQuem morar em uma das regiões de teste, basta digitar o endereço residencial ou comercial no Projeto Sunroof para saber o quanto de luz solar atinge seu telhado ao longo do ano.

Para que os resultados sejam alcançados vários fatores. Entre eles estão a orientação do telhado, sombra de árvores e edifícios nas proximidades, além dos padrões climáticos locais. Também é possível digitar o montante típico que se paga na conta de energia elétrica para personalizar os números.

A ferramenta reúne todas essas informações para estimar a quantidade que o proprietário poderia economizar com painéis solares e ainda ajuda a conectá-lo com fornecedores locais da tecnologia.

E, como se trata do Google, ele também publicou um vídeo para divulgar a ideia. Confira:

FONTE: Exame.com